Metodologia abordada

 

Construção metodológica da trilha virtual do ciclo da água no ciberespaço.

 

             A trilha virtual do ciclo da água é um convite para que os estudantes e professores possam vivenciar uma linda aventura digital numa unidade de conservação do Distrito Federal.

            A proposta é levar os professores a pensar seus planos de aula sobre a temática água a partir de uma perspectiva interdisciplinar no  ensino das ciências ambientais.

           A trilha virtual vem para fortalecer, entre os estudantes, o processo de ensino e aprendizagem e, ao mesmo tempo, tornar o conteúdo ciclo da água mais inovador, crítico e integrador.

          Aqui é possível entender o processo do ciclo da água através de fotos e vídeos que permitem você interagir virtualmente com a “Trilha do Ciclo da Água”, como também fazer uma caminhada no  Parque Ecológico Riacho Fundo, conhecendo a diversidade biológica e hídrica desse patrimônio natural.

           Depois da experiência vívida durante a trilha virtual, os estudantes têm acesso aos jogos e links que podem auxiliar a incorporar de forma descontraída muitas informações sobre a temática água.

           Com a utilização do ciberespaço  “Trilha Virtual”, o conhecimento é estimulado a partir de uma ação lúdica de aprendizagem sobre uma ótica mais holística. Sendo desenvolvido entre os sujeitos ecológicos um espírito de aventura, mas também repleto de "perigos" dentro do parque.

           Com advento da pandemia da COVID-19, a proposta metodológica sofreu adaptação, deixando de ser uma trilha ecológica dentro do parque ecológico para uma proposta virtual, mas foi mantida a qualidade científica e pedagógica do produto educacional de aprendizagem.

trilha 2.jpg